Sebrae em Rondônia apresenta programa Cidade Empreendedora para os novos gestores municipais

O programa é uma iniciativa do Sebrae para auxiliar os gestores públicos a transformar o município em um bom lugar para empreender.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae em Rondônia continua apresentando aos prefeitos do estado o projeto Cidade Empreendedora. O objetivo é mostrar aos gestores e suas equipes que é possível construir uma cidade economicamente viável com a força do empreendedorismo. E o programa pode ser uma peça fundamental para esse desenvolvimento, pois apresenta vários passos importantes para essa construção. A apresentação é feita de forma on-line, pela própria diretoria, pelo superintendente Daniel Pereira e pelo diretor técnico Samuel Almeida, que tem gostado da recepção por parte dos gestores, especialmente, por compreenderem a dimensão e importância do programa para os seus municípios.

“Este é um programa feito a quatro mãos, pois necessita da adesão de todos os envolvidos. E nós temos percebido que estamos dando bem o recado. O nosso objetivo é chegar aos 52 municípios com essa ideia inovadora criada para favorecer o desenvolvimento dos pequenos negócios, estimular o empreendedorismo, contribuindo para o crescimento econômico de Rondônia. E o Sebrae tem o maior orgulho de estar à frente desse projeto trazendo alternativas para que os novos governantes tenham um norte para trabalhar melhor o desenvolvimento econômico dos seus municípios”, celebra Samuel.

Em Rondônia, nestes primeiros meses do ano, vários gestores já se interessaram em conhecer o programa e ver qual a melhor opção, no momento, para dar o ponta pé inicial nessa transformação. Pelo menos 13 municípios já conheceram o programa e outros estão agendados para os próximos dias.

“Não tem como não aderir ao Cidade Empreendedora. Este é mais um dos projetos desenvolvidos pelo Sebrae que auxiliam os gestores públicos municipais, por entendermos que as riquezas do nosso estado são geradas a partir dos municípios. Então precisamos ser assertivos nas ações, criando condições favoráveis para que os gestores possam desenvolver seus municípios e assim gerar novos negócios, tornando-os mais empreendedores e sustentáveis”, salienta Daniel Pereira.

SEBRAEPrograma Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae que integra gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades, para estimular a economia local e desenvolver os municípios. O programa tem 10 eixos que englobam ações estratégicas para o desenvolvimento do município, a fim de gerar emprego, renda e oportunidades de negócio.

Conheça os eixos de ações essenciais que irão promover a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e fomentar o empreendedorismo:

01 – Gestão Municipal

Esse eixo envolve definição de objetivos, análise do ambiente competitivo e da organização através da elaboração do plano estratégico para a gestão municipal, implantação e acompanhamento dos indicadores de desempenho.

02 – Liderança – Líderes de Alta Performance

O primeiro passo para que os objetivos sejam alcançados é capacitar os gestores municipais envolvidos no Cidade Empreendedora, desenvolvendo suas habilidades e conhecendo as ferramentas necessárias para engajar sua equipe.

03 – Desburocratização

O tempo investido para se abrir uma empresa diz muito sobre o quanto se está incentivando o empreendedorismo da cidade. O eixo prevê ações para simplificação do processo de abertura e licenciamento de empresas, com agilidade, segurança e incremento da arrecadação.

04 – Sala do Empreendedor

Estimulamos o funcionamento da sala do empreendedor, através de capacitações e serviços para quem deseja abrir seu próprio negócio.

05 – Compras Governamentais

Incentivamos as compras públicas, fazendo com que o dinheiro circule no município, gerando emprego e renda.

06 – Educação Empreendedora

Desenvolvemos o comportamento empreendedor desde as séries iniciais, contribuindo e estimulando a educação de qualidade.

07 – Inclusão Produtiva

Conjunto de soluções voltadas para apoiar e orientar os gestores e servidores das Secretarias de Assistência Social e CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) quanto às ações necessárias para promover e impulsionar a inclusão produtiva por meio do empreendedorismo em seus respectivos territórios.

08 – Marketing Territorial e Setores Econômicos

Identificar as vocações e potencialidades em seus territórios, apoiando setores estratégicos e fortalecendo sua atratividade a fim de consolidar vantagens competitivas na atração de fluxos econômicos, fomentando a economia local e sustentando o processo de desenvolvimento

09 – Cooperativismo e Crédito

Ao estimular a implementação de alternativas mais econômicas e desburocratizadas para garantir o crédito para os pequenos negócios, os gestores públicos irão contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de seus municípios.

Este eixo também aborda o cooperativismo como caminho para o fortalecimento dos pequenos negócios.

10 – Inovação e Sustentabilidade

Abordagem de mapeamento, análise e intervenção em ecossistemas de inovação localizados em um determinado território. Seu foco é dinamizar municípios ou microrregiões geográficas para promover o desenvolvimento local a partir da ótica da inovação.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube